Saiba mais sobre a anemia infecciosa equina

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma das doenças mais implacáveis, sem cura e capaz de debilitar o animal rapidamente até a morte. A gravidade reside no fato de que o vírus, altamente potente, não costuma ser eliminado do organismo, contaminando outros animais com extrema facilidade.

Além dos próprios animais, que podem transmitir a doença via secreções ou feridas, além de aleitamento, as moscas também funcionam como transmissores da doença. Importante ressaltar ainda o uso de seringas compartilhadas como forma de transmissão.

Os sintomas mais comuns da Anemia Infecciosa são o emagrecimento acentuado, depressão, febre, inchaços no abdômen, dentre outros. Já o  diagnóstico preciso deve ser realizado através de exames de sangue, urina ou citológico, e, principalmente, por meio de um teste específico.

A prevenção é o melhor caminho para se evitar a Anemia Infecciosa, cuja vacina ainda não foi descoberta pela ciência. Sendo assim, algumas medidas são importantes, tais como realizar exames nos novos animais adquiridos, evitar o contato com animais de outras localidades, e jamais utilizar seringas ou agulhas que não forem descartáveis, e sem a presença de um profissional da medicina veterinária.

Para garantir a saúde dos animais, utilizar materiais de qualidade e descartáveis e imprescindível. Saiba mais.

Fonte: Meio Rural