A hérnia em potros é uma enfermidade bastante comum, apresentada por alguns animais após o parto, e motivo de muitos atendimentos veterinários. Trata-se, em linhas gerais, do escape de parte de um órgão, como o intestino, por uma camada mal protegida do abdômen.
O problema geralmente é apresentado no umbigo, podendo variar quanto ao tamanho. De acordo com a literatura médica veterinária, o motivo estaria relacionado a questão genética. Por isso a importância da escolha dos animais antes da monta. Podendo ter origem ainda em função de um parto complicado, por conta da pressão exercida no abdômen.
O diagnóstico é relativamente fácil e pode ser confirmado por um profissional da medicina veterinária somente por observação do abdômen, que se torna nitidamente avantajado.
Recomenda-se que a hérnia seja tratada o quanto antes, pois ela representa um fator de risco para o animal, ao se desenvolver pode resultar em outras complicações.
Algumas podem se reverter naturalmente durante algum tempo, outras necessitam de intervenção cirúrgica imediata. Importante ainda frisar que somente um médico veterinário pode realizar este procedimento, que deve ser realizado sob critérios técnicos, já que há casos de complicações secundárias por conta de cirurgias mal sucedidas.
Conheça os devidos cuidados que devem ser aplicados diante dessa e outras situações com equinos. Confira.
Fonte: Diagno Vet