Uma nutrição equilibrada é determinante para o desempenho e desenvolvimento de um equino, principalmente os mais jovens e desmamados, que necessitam de uma alimentação diferenciada, com volumosos e pastagens de alta qualidade.
Esta fase de crescimento do animal pede que o manejo nutricional contenha alimentos capazes de suprir as necessidades de proteína, minerais, vitaminas, dentre outras.
A energia, por exemplo, pode ser obtida por meio dos grãos e forragens, sempre em quantidades menores e várias vezes ao dia, em virtude das peculiaridades estomacais destes animais. Desta maneira será possível potencializar a conversão alimentar.
A proteína é também essencial no primeiro ano de vida do animal, muito mais do que nos anos posteriores. Ela é responsável direta pela formação dos músculos, ossos e o desenvolvimento. Pode ser encontrada em vários alimentos, como feno, grãos, dentre outros. Mas atenção: tanto a falta quanto o excesso de proteína podem ser prejudiciais.
Os minerais também não podem faltar. Destaque para o cálcio e fósforo, cujos níveis satisfatórios podem ser obtidos por meio de suplementação. Importante frisar que uma suplementação equivocada pode ser prejudicial e gerar, inclusive, abortos. Já as vitaminas, por fim, podem ser encontradas em uma forragem de qualidade, mas também na suplementação.
Todos os nutrientes, enfim, devem ser fornecidos sob a orientação de um profissional da nutrição veterinária. Somente ele saberá administrar, com propriedade, as quantidades e frequências exatas do fornecimento.
Aprenda a formular de forma eficiente uma alimentação balanceada para esses animais e garanta o maior desempenho na produção. Confira.
Fonte: Info Horse