A Erliquiose Monocítica Equina é uma doença causada pela ingestão de caramujos, cujas bactérias têm o potencial de levar o animal ao óbito em alguns casos. Este molusco aquático é geralmente encontrado próximo a lagos e rios e se desenvolve principalmente em períodos de temperaturas mais elevadas durante o ano.
Os primeiros sinais apresentados pelo animal após o microrganismo cair na corrente sanguínea são: vômitos, diarreia, cólicas, febres, e nos quadros mais avançados, anorexia, apatia e aborto. Internamente, costuma ainda ser detectadas lesões no estômago.
O diagnóstico pode ser obtido por meio da observação direta a respeito dos sintomas dos animais, realizada por um profissional da medicina veterinária, somados aos exames laboratoriais, através de outras técnicas especiais.
Já o tratamento geralmente passa pelo uso de medicamentos conforme os sintomas, não tendo, portanto em alguns casos a efetividade necessária. Importante, assim, a vacinação semestral, de modo a promover a ação dos anticorpos.
Saiba quais as medidas adequadas a serem tomadas nessa e outras situações cm equinos. Confira.
Fonte: Informativo Equestre