A fertilidade da égua é um aspecto de suma importância a ser considerado por quem almeja atingir níveis satisfatórios de reprodução. Tal objetivo pode ser alcançado através da preparação do animal, cuja fertilidade está atrelada a alguns fatores ambientais, como luminosidade, temperatura e nutrição.
Assim, por serem poliéstricas sazonais, as éguas estão sempre tendo os seus ciclos e capacidade reprodutiva alterada durante o ano inteiro, em virtude principalmente da variação de luminosidade diária. Sendo assim, outubro e março é um dos períodos em que ocorre esta capacidade plena de monta, por causa dos ciclos hormonais e biológicos, que estão totalmente equilibrados.
No entanto, em virtude dos estudos e avanços científicos descobertos nos últimos anos, já é possível alterar este calendário ao “manipular” as algumas condições ambientais em que o animal está inserido, alterando a estação de monta conforme as conveniências do proprietário.
Há várias raças em que estes recursos foram aplicados. Sendo assim, a estação de monta e o parto puderam ser antecipados para que os animais esportistas pudessem participar normalmente do ano hípico.
Isso só foi possível graças aos recursos como a luz artificial, opção que vem sendo amplamente utilizadas por render ótimos resultados a um custo benefício interessante. Mas atenção: esta técnica deve ser utilizada somente sob orientação de profissionais especializados.
Então não perca tempo! Tenha equipamentos que tragam o resultado rápido e o sucesso esperado. Confira.
Fonte: Cirurgia de Equinos