Uma doença de origem bacteriana, que afeta principalmente o aparelho respiratório dos equinos. A Gurma é responsável por muitos prejuízos econômicos por conta do isolamento do animal das atividades físicas, competições e pelos gastos com medicamentos.
A enfermidade pode atingir cavalos do mundo inteiro, de todas as raças e idades, tem como características principais a formação de abcessos na garganta, trazendo dificuldades para a alimentação por causa das dores. Por isso, é comum o emagrecimento dos animais portadores desta doença, que possui ainda como sinais as secreções nasais, febres, apatia, dentre outros.
O contágio ocorre pelo contato direto do animal sadio com o infectado, por meio das secreções, ou através do meio ambiente, com camas, forragens, dentre outros itens contaminados. Uma das grandes dificuldades de controle é que existem cavalos aparentemente saudáveis, mas que ajudam a espalhar o microrganismo.
O diagnóstico deve ser confirmado por um médico veterinário profissional, que além da confirmação destes sinais citados anteriormente, poderá observar se há ruídos durante a respiração do paciente e palpação da garganta, de forma que o animal reaja com dor ao exame. O tratamento consiste, em boa parte dos casos, na drenagem dos abcessos, antibióticos, anti-inflamatórios e boa alimentação.
Fique por dentro das principais medidas que devem ser adotadas nessas e ouras situações com equinos. Confira aqui.
Fonte: Equisport