São variados os tipos de doenças de pele em cavalos, sendo desencadeadas por diversos motivos.
Você provavelmente já presenciou alguma anomalia na pele do animal ou manifestações de coceiras e irritações, não é mesmo?
Grande parte das doenças de pele em cavalos está relacionada às infecções por fungos e bactérias, contato com produtos químicos, alergias, inseticidas, picadas de insetos, entre outros.
Doenças de pele em cavalos
Observamos a grande preocupação de muitos criadores de equinos e destacamos a seguir algumas das doenças mais comuns que afetam diretamente o rendimento do animal, seja no esporte, lazer ou trabalho.
– Astenia dérmica regional hereditária (ADRHE): é encontrada em cavalos de raça, como o Quarto de Milha, devido a fragilidade da pele e tem como principais sinais a coceira e ferimentos, diretamente no dorso, membros e pescoço.
– Inchaços não cancerosos ou queloides: são resultantes das reações a infecções e até mesmo da má cicatrização de ferimentos.
– Lesões cancerosas: ocorrem em animais de pelagem clara devido a exposição ao sol, podendo se espalhar pelo corpo.
– Dermatofilose: é uma doença causada por bactérias e responsável pelas erupções crostosas e escamosas em diversas partes do corpo do animal.
– Dermatite nos membros inferiores: causada por fungos e bactérias, podendo levar a diminuição do pelo na região infectada e apresentar até mesmo feridas.
– Parasitas ou picadas de insetos: são responsáveis pelas coceiras e irritação da pele, proporcionando vermelhidão e consequentemente feridas.
Para conhecer melhor estes tipos de doenças e saber identificá-las, cabe ao profissional da medicina veterinária buscar especialização e conhecimento contínuo sobre cada uma delas.
O investimento em primeiros socorros em equinos é essencial para garantir o sucesso de todo o tratamento relacionado às doenças citadas acima.
Quer saber mais sobre estas doenças de pele em cavalos e além disso, saber realizar os principais procedimentos emergenciais para salvar o seu animal? A sua solução está aqui.
Veja todas as dicas que você precisa para aumentar suas chances de sucesso no mercado. Confira aqui.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo