Cavalo Árabe

A raça Árabe é a mais pura e antiga que existe. Também é considerado por muitos o cavalo mais belo. As referências artísticas deste animal data de 2500 anos antes de Cristo, e o local mais diretamente ligado a  ele é o deserto. Posteriormente, com as conquistas muçulmanas, estendeu-se pelo resto do mundo.

Caracteriza-se pela sua boa saúde, inteligência e beleza. Sua cabeça curta e fina, a curva arqueada de seu pescoço, o que lhe confere grande mobilidade, o corpo largo e reto, com extremidades fortes e largas e tendões bem definidos lhe são muito peculiares e o distinguem de outras raças. Possui olhos grandes, orelhas e nariz pequenos. O arco que se forma entre o pescoço e a cabeça, denominado "mitbah" é o que lhe facilita mudar de direção com maior rapidez.

Sua elegância ao saltar obstáculos, com a cabeça erguida, e seu belo galopar fazem com que seja um belo espetáculo contemplá-lo nas pistas. O cavalo Árabe foi escolhido pelos europeus para melhorar as raças continentais, cruzando-se um garanhão com éguas europeias.

Os povos Beduínos acreditavam ser esses animais uma oferenda de Alá. Um dos mitos mais belos, conta que Alá criou o deserto, o vento do sul e o cavalo, que tinha a possibilidade de voar sem asas. A maior característica do cavalo Árabe é a sua resistência. O seu tamanho oscila entre os 143cm e os 152cm, normalmente, e a sua cauda tem uma textura um pouco sedosa, assim como a sua crina.

Uma curiosidade, é o fato de ele ter uma formação óssea peculiar, com dezessete costelas, quando as outras raças têm dezoito, cinco ossos lombares, nos outros cavalos são seis e ele tem dezesseis vértebras, quando o normal é dezoito.

  Fonte: Portal São Francisco Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça  uma das maiores empresas de cursos presenciais, do Brasil, nas áreas Agropecuária e Veterinária