Existem quatro diferentes andamentos do cavalo.
PASSO – andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva da lateral dos pés. No passo calmo, as patas traseiras tocam o solo, adiante das pegadas feitas pelas patas dianteiras. No andamento ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e as patas de trás tocam o chão atrás das pegadas dianteiras. No prolongado, os toques traseiros acontecem antes das impressões dos pés da frente. No passo livre, todo o processo é prolongado.
TROTE – Andamento simétrico, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toca o solo ao mesmo tempo. Após um momento de suspensão, o cavalo salta para a diagonal. No trote, o joelho nunca avança à frente de uma linha imaginária, da cabeça do cavalo, ao chão. Há momentos em que o animal se desloca para o lado, e toca o solo, sem avançar.
CÂNTER – É um andamento a três tempos. O cavalo avança com a perna dianteira direita, quando gira para a direita, e vice-versa. Se acontecer o contrário, é chamado de “cânter falso”.
GALOPE – O mais rápido dos quatro andamentos naturais. Descrito como andamento a quatro tempos, sofre variações, conforme a velocidade. Há momentos em que todas as patas ficam no ar. Um Puro Sangue Inglês chega a galopar a 48k/h, ou mais. O pé mais avançado toca o chão, alinhado com o nariz, mesmo que estirada a perna, ao máximo, e mesmo que o pé fique no ar, à frente dessa linha.
Fonte: Cowboy do Asfalto
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Entenda os sons que os cavalos fazem
A saúde dos cavalos começa nos pés
A importância de cuidar dos dentes do cavalo