Curiosidades sobre o seu cavalo

O cavalo, como o cachorro, é um grande amigo do homem, com algumas particularidades bem interessantes. Conheça algumas que só o cavalo tem:

 Os cavalos não conseguem respirar pela boca.

Os olhos dos cavalos estão entre os maiores dos mamíferos terrestres.

Os cavalos dormem,na maior parte do tempo, em pé. Estes animais têm um mecanismo nas pernas (tendões e ligamentos) que lhes permite estar em pé sem utilizarem os músculos. Para entrar em fases mais profundas do sono, os cavalos têm de se deitar.

Para os cavalos é mais confortável estar de pé do que deitados, isto porque, quando estão deitados, fazem pressão sobre os órgãos internos.

A família à qual pertence o cavalo chama-se "Equus" que, em grego, significa veloz.

O antepassado mais longínquo do cavalo não tinha mais de 20 cm. Tinha também três dedos nas patas da frente e quatro nas patas de trás, em vez de um casco.

O cavalo necessita beber 50 litros de água, em média, por dia. Isto dá 4 litros de água por dia para cada 50 quilos.

Um cavalo come, em média, 10 kg de feno por dia. Um cavalo necessita de ingerir, em média, 1 a 2 % do seu peso em comida.

Existem mais de trezentas raças de pôneis e cavalos.

Falabella é a raça de pôneis mais baixa, não excedendo os 65 cm.

O Shire é a raça mais alta de cavalos, podendo ultrapassar os 180 cm.

O Lusitano, o Alter Real e o Sorraia são raças portuguesas.

As estátuas equestres têm diferentes significados, conforme a posição do cavalo: se o animal se apresenta com as duas patas no ar, a pessoa que o monta foi morta em batalha, se apresenta uma, foi ferida, e se tem as quatro pousadas no chão, a pessoa morreu de causas naturais.

As unhas do homem e a parte exterior do casco do cavalo são feitos do mesmo material.

O cavalo é especialmente sensível ao tato, na área da cabeça, sendo que em termos de sensibilidade, os lábios do cavalo correspondem à ponta dos dedos humanos.

 

Fonte: ARCADENOE.SAPO.PT

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: A importânica da limpeza e higienização em equinos Suplementação X Digestão de equinos A doma e sua importância