Na próxima semana, será assinado um decreto que utilizará a tecnologia como aliada da prefeitura de Passo Fundo – RS. Seu objetivo é controlar a atuação dos carroceiros, na cidade, podendo até detectar possíveis maus-tratos. Para a identificação dos cavalos, serão instalados chips e haverá emplacamento de suas carroças.
A começar pela orientação aos donos dos animais e carroceiros, a partir do dia 21, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, da Segurança Pública, do Interior e dos Transportes visitarão as comunidades, dando início a todo esse trabalho.
Clóvis Alves, secretário municipal de Meio Ambiente, conta que, durante as visitas às comunidades, os carroceiros vão receber orientações sobre as leis de trânsito, e veterinários vão orientar sobre saúde animal, e serão oferecidas consultas e medicamentos, caso haja algum animal doente.
O local para a implantação dos chips e emplacamento das carroças será o ambulatório veterinário, no antigo exército. O encerramento das visitas está previsto para o dia 11 de fevereiro.
A partir da publicação do decreto, na próxima semana, encerrado o prazo de 90 dias para a regularização, as carroças que não tiverem placa ou animais sem o chip de identificação serão recolhidos pela prefeitura.
Por: Marielise Ferreira
Fonte: clicRBS – Passo Fundo
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Você sabe de onde vem o termo “lavar a égua”?