Intolerância ao glúten em cavalos

Estudo publicado pelo jornal ” Veterinary  Quarterly ” afirma que o glúten é um causador de doença inflamatória intestinal crônica equina. Esta doença foi estudada por pesquisadores das Universidades de Utrecht e Amsterdã .

Os sinais clínicos da doença são anemia, cólicas intensas, fraco desempenho desportivo e perda de peso.

O glúten é visto em grande quantidade nas rações dos animais, compostas por cevada, centeio e trigo, por exemplo. Essa doença é conhecida, porém, mais rara em Humanos do que em cavalos. Entretanto, são produzidos  os mesmo anticorpos que em humanos, se a ração for rica em glúten.

Foi utilizado um garanhão de 14 anos para estudar essa doença e o efeito patogênico, realizado pelo glúten. Foi fornecida uma dieta isenta de glúten, para o animal com essa doença, durante 6 meses, e houve uma melhora inesperada.

Este é o primeiro estudo que avalia glúten relacionado com anticorpos, em cavalos, e os resultados sugerem potencial efeito patogênico, do glúten, pelo menos, em alguns casos de equinos.

Fonte: Portal Equisport

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Dicas de economia nos cuidados com equinos

Saiba como se previnir da doença “Aborto Equino a Vírus”