A doença causada por Trypanosoma Evansié comumente denominada surra, derrengadera, “mal das cadeiras” ou “peste quebra-bunda”, dependendo do local do mundo onde ocorre. No passado, T. evansi foi também denominado T. equinum, T. hippicume T. venezuelense. No Brasil, T. evansiafeta principalmente equinos e a prevalência da infecção varia de região para região.
A doença é enzoótica em equinos do Pantanal mato-grossense, onde assume importância econômica devido à grande população de equinos (49.000) da região. Ali, a tripanossomíase por T. evansié também descrita em cães, capivaras, quatis (Nasuanasua) , bovinos, búfalos, pequenos marsupiais (por exemplo, guaiaquicas[Monodelphisspp]) e tatus (Dasypusspp). Segundo relatos de pecuaristas pantaneiros, a tripanossomíase em equinos geralmente é precedida por surtos da doença em capivaras.
O tratamento é feito com três aplicações de 20ml de Ganaseg (Diaceturato de diminazeno – 3,5 mg/kg de peso corporal) por via intramuscular semanalmente, 5ml de Campovita B12 – Monovin B12 por viaintramuscular a cada 48 horas e 6 ml de Dexa-Citoneurin injetável por via intramuscular a cada 24 horas durante seis dias. O animal mostra relativa resposta ao tratamento, apresentando melhora clínica significativa e, após nove dias, recebe alta .
Fonte: Tudo sobre Cavalo
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Claudicação equina: o que fazer para evitar?
Conheça mais sobre os cavalos pantaneiros
Surto de gripe equina no Distrito Federal
Placa para Cultura de Células 12 Poços
Por: R$ 9,90