Cavalo Pantaneiro é destaque na 40ª Exposul

O Cavalo Panteneiro é um dos mais antigos do Brasil. Foi introduzido em nosso território durante as ocupações ibéricas, onde se manteve livre nos campos, se reproduzindo naturalmente por duzentos anos. Esta característica permitiu que os animais se adaptassem e se selecionassem a respeito do clima e ambiente do pantanal.

Esta importante raça equina, reconhecido como "Raça Específica" em 1972, participará da 40ª Exposul que acontecerá em Rondonópolis. A iniciativa foi permitida pela parceria entre a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro – ABCCP e o Sindicato Rural da cidade, e exemplares da raça participaram de julgamento racial e exposições.

A ABCCP tem feito um grande esforço para criar e preservar um banco genético da raça, e também, divulgar e ampliar a criação desses animais perfeitamente adaptados à lida do campo nas condições de temperatura e clima mato-grossenses.

Afrânio Scatollin, engenheiro agrônomo da comissão organizadora da 40ª Exposul destacou a importância da introdução da raça pantaneira na exposição, através de futuros leilões/exposição e julgamentos raciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Primeira Hora

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o Curso de Cólica Equina

                  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O papel da alfafa e do milho na alimentação dos equinos Parque onde há cavalos com suspeita de mormo é interditado em Araguari Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina?