Mais três casos de mormo em Minas Gerais

O mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete equinos, causada por uma bactéria gram negativa, a Burkholderia Mallei.  No Brasil a doença foi considerada extinta no ano de 1968, porém, há pouco tempo foram notificados oficialmente casos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Piauí, Maranhão e, mais recentemente, em Minas Gerais.

Novos testes realizados em propriedades com suspeita de mormo comprovaram mais três casos em Minas Gerais.

O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) divulgou na última quarta-feira (22), o resultado do teste feito em 95 animais que estavam isolados no parque de exposições do Sindicato Rural da cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. Três deles foram diagnosticados com a doença, o que preocupa as autoridades e criadores da região.

Jorge Hermógenes Rocha, fiscal agropecuário do IMA, destacou que além dos três casos, ocorreu resultados inconclusivo no exame de um cavalo e dois burros, que passarão por um novo exame para comprovação dos resultados.

Um dos animais que apresentaram positividade para o mormo nos exames, propriedade de Ricardo Mota, é um equino da raça quarto de milha e segundo o criador, não havia suspeita da doença. “Nós tínhamos certo receio só que não imaginávamos que estariam com a doença, mesmo porque são cavalos que não têm contato com outros na hora de exercitar e realizar as atividades”, disse.

 

Fonte: G1

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso Avançado de Cólica Equina com

Laparotomias (Módulo II)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina?

Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino

Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos