Por meio de parceria do Governo de Minas e da Fhemig com a Polícia Militar o tratamento Equoterapia pode ser realizado gratuitamente em Belo Horizonte. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza os animais na reabilitação de pacientes com deficiências neuromotoras ou sequelas de acidente vascular e traumatismo craniano. A técnica age simultaneamente nos sistemas orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social a partir do trote e do contato com os cavalos. Ela pode ser utilizada para 37 patologias diferentes.
No Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (Cercat), em Belo Horizonte, crianças como Cecília e Alberto, que têm problemas decorrentes da paralisia cerebral, veem nos cavalos uma grande oportunidade de recuperação.
O Cercat atende uma média de 37 patologias diferentes, dentre elas, síndrome de west, síndrome de down, hiperatividade, autismo, paralisia cerebral e hidrocefalia. Nas primeiras sessões, o paciente apresenta melhora sensível e uma grande interação com o animal.
Em Belo Horizonte, o tratamento é desenvolvido desde 2005 por meio da parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) com a Polícia Militar. No Cercat, já foram realizados quase 60 mil atendimentos por uma equipe multidisciplinar, a maioria dos pacientes é oriunda de hospitais da rede pública.
Fonte: Agência Minas
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você
Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?
Surto de gripe equina no Distrito Federal