A perda de apetite parcial ou total pode levar o animal a um quadro de anorexia. O animal com anorexia geralmente apresenta sintomas como comportamento inquieto ou abatido. A anorexia pode ser decorrente de uma doença aguda ou crônica, cólicas, gripes, problemas com dentes ou por estafa causada por excesso de trabalho.
Para tratar o animal o recomendado é que um médico veterinário examine a dentição do cavalo, faça uma análise para verificar se o animal é alérgico a um determinado ingrediente na ração. Caso isto se confirme, experimente outras marcas de rações levando em conta sua qualidade, sem forçar o animal a ingerir uma comida que ele já recusou antes. Considere também o exagero na carga de trabalho.
Existem animais que por algum trauma se recusam a comer o alimento que estão em determinados lugares e principalmente em determinadas alturas.
A variação dessa altura através da administração da ração no cocho, ou em redes suspensas, às vezes resolve prontamente essa “falsa” anorexia. O tratamento de anorexia é basicamente preventivo. Se animal passar mais de um dia sem se alimentar, o correto é procurar um veterinário. Se ele voltar a comer por si só, que é o mais comum, não deixe de dar-lhe “verdes” (capim, feno e alfafa).
Fonte: Cavalo Quarto de Milha
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Exame clínico ajuda a detectar doenças em equinos
Procurando cursos de qualidade para suas férias? Super Colônia de Férias no CPT Cursos Presenciais.
Cólica Equina – A exploração cirúrgica sistemática com objetivo diagnóstico