Odontologia Equina: Importante na saúde e no desempenho atlético dos cavalos

Devido à importância e complexidade a Odontologia Equina é considerada uma especialidade dentro da Gastroenterologia.

A odontologia equina é uma área relativamente nova como especialidade veterinária, no entanto, proprietários, treinadores e veterinários estão cada vez mais valorizando o exame e o tratamento dentário, incluindo-os na sua rotina. A progressiva conscientização dos proprietários e criadores de equinos, quanto à importância da Odontologia Equina, tem gerado um crescente mercado de trabalho.

A Odontologia equina é muito importante na saúde e no desempenho atlético dos cavalos. A atuação nessa área é exclusiva do médico veterinário e exige conhecimentos de anatomia, fisiologia, farmacologia, e clínica médica.

As doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos, e representam, pelo menos, 10% dos atendimentos. Além disto, a nutrição, a fisiologia do sistema digestivo e a desempenho do cavalo são diretamente dependentes da dentição e da dinâmica mastigatória.

Essas alterações estão diretamente relacionadas com o alto índice de descarte de potros (as) na doma, queda no desempenho de cavalos atletas, casos de cólica e baixo escore corporal, já que essas alterações alteram a biomecânica da mastigação, prejudicando a digestibilidade dos alimentos. Por esses motivos, uma atenção maior deve ser dada dentro da clínica de equinos para esses problemas.

Por tudo isso, é importante que se inicie os exames orais nos potrinhos o quanto antes, pois, algumas vezes, é possível observar problemas que podem ser resolvidos quando o animal é ainda jovem, prevenindo desordens que podem ser determinantes no seu desenvolvimento, assim como em exposições e competições.

O dentista de equinos é muito importante porque distúrbios gastrointestinais, como cólica, perda de peso, reação à embocadura, descarga nasal, aumentos de volume na face ou na mandíbula, fístulas faciais, dificuldade na mastigação, acúmulo de alimento na boca e até problemas considerados de temperamento ou doma podem estar relacionados com a cavidade oral dos equinos.

A odontologia equina está sendo cada vez mais valorizada e procurada por criadores, treinadores e proprietários de cavalos, uma vez que é uma prática que ajuda na longevidade, qualidade de vida, condição física e desempenho atlético dos equinos.

Uma boa avaliação corresponde à escolha do tratamento correto, para isso, é necessário que o profissional que deseja trabalhar nessa área, esteja equipado de conhecimentos para atuar com segurança e oferecer cuidados em uma área que valoriza a qualificação profissional.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

Conheça o Curso de Odontologia Equina

 

 

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Dicas de como escolher e comprar um bom cavalo Hipismo – Campeões do Prêmio COB 2011