Principais doenças que acometem os equinos

Quem tem um animal precisa ficar sempre alerta a possíveis problemas de saúde que este possa desenvolver. Os amantes dos animais devem sempre se preocupam em proteger, cuidar, amar e alimentar os seus bichos. Entre os cuidados merece destaque os relacionados à possíveis doenças que possam surgir e prevenir àquelas que possam ser evitadas.

No caso dos equinos as doenças mais comuns são:

• Tétano: é a mais comum de todas. Para saber se seu cavalo está sofrendo dessa doença fique alerta aos sintomas que possa surgir de repente, como locomoção dificultosa, narinas dilatadas, rigidez local ou generalizada, olhos para fora da órbita, orelhas levantas e aproximadas e outros mais. Se ele possuir algum desses sintomas procure alguma ferida aparente. Certifique-se de que o veterinário recolha o material da ferida para exames necessários. Siga corretamente as orientações médicas, dando os medicamentos necessários e evitando a exposição do animal aos raios solares enquanto durar o tratamento. Evite também a exposição à chuva e ao barulho, para que ele se recupere mais rapidamente.
  • Adenite Equina: conhecida como Garrotilho ou Gurma, causa no animal corrimento nasal e tosse. Os gânglios da faringe, sublinguais e do maxilar ficam inchados. A respiração fica dificultada, podendo, inclusive causar asfixia no animal. Chame imediatamente o veterinário para um exame completo, dê os medicamentos necessários durante o tempo que for solicitado. Limpe e desinfete as baias onde os animais dormem, assim como os boxes, bebedouros, cochos e qualquer outro local de acesso compartilhado com os outros animais. Mantenha o cavalo doente, distante dos demais até sua recuperação total e vacine todos os outros para prevenir. Caso tenha algum outro animal em suspeita de estar infectado, mantenha-os em observação e procure orientação médica urgente.
  • Gasterofilose: os animais que vivem nas cidades mais frias podem correr o risco de contrair a Gasterofilose. Para saber se seu cavalo está sofrendo com esse mal fique atento ao excesso de coceira nos lábios. Eles apresentam também um emagrecimento progressivo, pois sua língua e dentes são atacados e dificultam a alimentação. Os animais também sofrem com cólicas violentas, quadro de anemia e fraqueza. Em casos mais graves ocorrem hemorragia. Limpe adequadamente o local e retire qualquer evidência de moscas. Elas são as responsáveis pela transmissão dessa doença. Procure urgente o veterinário para exames e tratamento adequados.
  • Outro problema comum nos equinos são os vermes. Fique atento a qualquer sintoma diferenciado e lembre-se sempre de vermifugar o local e o animal em si. Os sintomas variam de verminose para verminose, porém alguns são comuns entre eles: sangue nas fezes, emagrecimento e cólicas. Caso suspeite, chame imediatamente o veterinário para iniciar o tratamento. Lembre-se de manter o ambiente sempre limpo e os cavalos sempre vacinados e vermifugados. Estes cuidados previnem muitas doenças.

É preciso ficar atento a qualquer mudança no comportamento do animal e na dúvida é recomendado acionar um veterinário para um check-up completo, pois prevenir ainda é o melhor remédio.

Fonte: Super Bull Brasil

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Dicas de como escolher e comprar um bom cavalo

Hipismo – Campeões do Prêmio COB 2011