Considerada uma especialidade dentro da gastroenterologia devida a importância e complexidade a odontologia equina é fundamental nos cuidados com os animais, tendo em vista que as afecções dentárias são os conflitos orais mais comuns nos equinos, e representam, pelo menos, 10% dos atendimentos.
Os cuidados também influenciaram diretamente a nutrição, a fisiologia do sistema digestório e a performance do cavalo, pois há relação entre estes, entre a dentição e a dinâmica mastigatória envolve todos os sistema do animal,já que o cavalo passa em torno de 18 horas por dia se alimentando e precisa que o alimento chegue bem triturado em seu trato digestivo, para um bom aproveitamento do alimento.
Quando os animais começam a apresentar problemas com a alimentação, como animal não se alimentar bem, deixando o alimento cair no chão; animais que se alimentam bem, mas não ganham peso, nos dois casos podem ser problemas dentários relacionados à mastigação, que podem levar à luxação da articulação têmporo mandibular (ATM), provocando dores.
As alterações estão diretamente relacionadas com o alto índice de descarte de potros na doma, queda no desempenho de cavalos atletas, casos de cólica e baixo escore corporal, já que essas alterações alteram a biomecânica da mastigação, prejudicando a digestibilidade dos alimentos. Assim, é muito importante os cuidados com a saúde bucal dos equinos.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Odontologia Equina
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Alimentação Animal e a Atualização em Assuntos Regulatórios
Diagnóstico de claudicação em equinos
Inseminação artificial em éguas