Selas para cavalos

Selas para cavalosAs selas e os estribos são materiais utilizados durante a montaria. As primeiras selas feitas foram nos primeiros anos da era crista, pela tribo nómada que se localizavam na zona do mar negro. A sela era feita com armação de madeira e serviram de modelo para as selas que utilizamos hoje, feitas de tiras de madeira ou plástico, reforçadas com placas de metal.

Existem vários tipos de sela, a portuguesa, inglesa ou húngara, western e selas especiais.

A sela portuguesa é utilizada em quase tudo (toureiro, passeio, aulas de equitação). Feita de coro de porco e tiras de metal que oferecem mais elasticidade. A sela de utilidade geral, inglesa ou húngara, pode ser utilizada para todos os fins e é feita de coro de porco e tiras de metal. Já as selas de western foram adaptadas às necessidades dos cawboys e o seu peso é o dobro da sela inglesa, a vantagem é que elas se ajustam a todos os tipos de cavalo sem risco de machucá-los, são confortáveis e espaçosas. As selas especiais são produzidas com fim específico a cada tipo de modalidade.

Na hora de escolher a sela, deve levar em conta a sua finalidade. Uma sela para passeio pode ser simples e leve, os adeptos de desfilam preferem as mais incrementadas. As medidas precisam ser de acordo com a anatomia do animal, não podem ser grandes nem pequenas.

Assim, uma sela de qualidade e confortável se apoia com uniformidade na musculatura dorsal do cavalo e os estribos são fixados em uma posição que possibilita a boa colocação de perna do cavaleiro, os loros devem ser fortes e sem recortes. O couro deve ser resistente, as ferragens feitas de metal inoxidável e as barrigueiras devem conter espessuras e acabamento que evite assaduras nos animais.

Fonte: Tudo Sobre Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos