A origem equina

A origem equinaOs equinos são descendentes de uma linha evolutiva que tem mais de sessenta milhões de anos. A linhagem parece ter sido iniciada com o Hyracohteriun, animal primitivo.

Por volta de cinquenta milhões de anos atrás, um animal que se parecia com a lebre e tinha quatro dedos nos patas da frente e três em cada pata de traz. Esse animal corria atrás de densas e úmidas vegetações rasteiras, e se alimentavam de plantas e pastagens, escondendo-se dos seus possíveis inimigos, o mamífero conseguiu florescer, Eohippus veio a ser o antecessor do cavalo moderno.

O cavalo é um animal que evolui significativamente, de acordo com as crescentes mudanças do meio-ambiente, se adaptando a transformações durante todo o processo evolutivo. O Eohippus evoluiu, ficou mais musculoso e maior, com três dedos e patas alongadas, os dentes foram modificados para puxar a grama, surge o Mesohippus.

Continuando a evolução, apareceu o Merychippus, o dedo do meio que era maior, tocava o solo quando o animal corria, o cavalo tinha o porte de um cão. Os dentes eram diferentes, adequados para triturar e mastigar, a cabeça era mais flexível em sua base, e assim o animal pastava com mais facilidade.

O primeiro cavalo de um dedo só foi o Pliohippus, animal adaptado para desenvolver maior velocidade. O Pliohippus evolui e deu origem ao Equus, onde a estrutura da pata é formada pelos ossos do dedo central, a unha alargou formando o casco. Assim, o Equus, animal pequeno, mais robusto e fértil, capaz de aguentar os mais abrutalhados climas, desenvolveu e alastrou-se pelo planeta.

Fonte: Portal do Equino

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

Manejo Reprodutivo em Equinos