O Enduro equino é um esporte muito praticado e que permite o contato com a natureza, possibilitando momentos de grande prazer e livres do estresse. A competição se dá em percursos de longa duração e acontece em lugares naturais, trilhas em bosques, estradas de terra, entre outras paisagens rurais e exige uma grande resistência física do cavaleiro e do cavalo.
As trilhas são pré-selecionadas pela organização do evento e geralmente tem extensão que varia de 20 a 160 quilômetros. O objetivo predominante é o condicionamento físico dos competidores, atleta e animal.
Como há grandes diferenças de topografia durante o percurso, é necessário que os competidores saibam equilibrar a velocidade, minimizando cansaços e possíveis lesões. Antes da liberação para a prática do esporte, o animal é avaliado por um médico veterinário, ele deve possuir condições fisiológicas para a sua liberação.
As competições de enduro se dividem em duas modalidades, a velocidade limitada onde se começa a prática do esporte e os percursos vão de 20 a 60 quilômetros e a modalidade de velocidade livre onde a disputa é contra o relógio, e a distancia do percurso varia ente 40 a 160 quilômetros.
Fonte: Ouro Fino
Adaptação: Escola do Cavalo