Os hemoparasitos se agrupam em um grande número de agente etiológicos que causa muitas doenças, que atingem os animais e também os seres humanos. Entre estes agentes a Babesia se destaca, pois causam grandes danos à saúde animal.
As Babesias são protozoários parasitas intraeritrocitários transmitidos por carrapatos através do seu aparelho bucal, podem causar principalmente a anemia.
A babesiose é causada por dois tipos de protozoários intraeritrocitário, a Babesiacaballie a Theileiraequique infecta inicialmente os linfócitos e depois as hemácias. A transmissão da Babesiacaballise dá de forma transovariana (vertical), já a Theileiraequise dá de forma transestadional (horizontal). Os sintomas são diferentes a depender dos agentes, sendo a contaminação por Babesiacaballimais branda.
Os sinais clínicos pode se desenvolver após um período de incubação de cinco a vinte e oito dias, os mais observados são febre, anemia hemolítica, icterícia e hemoglobinúria, estes são mais comuns em caso de contaminação por Babesiacaballi. Depressão, anorexia, incoordenação, lagrimejamento, secreção nasal mucosa, edema das pálpebras e decúbitos em casos de contaminação por Theileiraequi. Ainda há casos de mortes super agudos e animais portadores assintomáticos. O diagnóstico é dado após a realização do exame direto ao microscópio, com a pesquisa de parasitas em esfregaços sanguíneos corados.
As hemoparositoses, principalmente a babesiose, são importantes infecções parasitarias que acometem os equinos em diferentes fases. Assim, é de suma importância que o produtor siga todos os protocolos, e os animais sejam acompanhados por um profissional capacitado.
Tenha em suas mãos um valioso conhecimento destinado a equinocultura. Clique aqui
Esteja sempre preparado para avaliar os problemas que venham ocorrer com os cavalos. Clique aqui
Como estancar hemorragias em equinos? Saiba mais
Fonte: Revista + Equina
Adaptação: Escola do Cavalo