Herpesvírus equino

cavalo a campoA herpesvírus em equinos se relaciona ao EHV-1 e EHV-4, causa problemas respiratórios, neurológicos e abortos. O vírus tem um longo período de latência, podendo ser reativado a qualquer momento resultando em uma nova excreção viral, o EHV-3 forma venérea da herpes, transmitida principalmente por via sexual.

O EHV-1 e EHV-4 são endémicos ou estão presentes na maior parte dos cavalos em todo o mundo. Os sintomas causados por estes são respiratórios, porém podem ocasionar também problemas neurológicos e o aborto.

O EHV-1 é uma doença neurológica ou paralítica que também é conhecido por mieloencefalopatia viral equina, o vírus causa problemas neurológicos, que é transmitido diretamente de animal para animal pelos aerossóis e não através de um vetor.

Ovírus EHV-1 e o EHV-4 podem ser transmitidos pelo corrimento nasal ou ocular, restos fetais de um aborto ou por contato direto entre os animais via aerossóis. O vírus tem alta capacidade para permanecer num estado latente, ou seja, animal assintomático, até que alguma causa externa como o estrese, possa reativá-lo assim, o animal fica infectado o resto da vida.

A vacinação reduz os sinais clínicos respiratórios e diminui a excreção do vírus, assim pode-se diminuir a incidência de abortos. Porém, o melhor a se fazer é tomar medidas preventivas como manejo e um programa de vacinação, o principal objetivo no controlo do EHV é reduzir os sintomas respiratórios e a excreção viral.

Quais as principais doenças que acometem os equinos?

Como realizar os primeiros socorros em equinos?

Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca do equino?

 

Fonte: Zoetis

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos