O setor de equinos no Brasil é muito lucrativo e movimenta bilhões de reais todo o ano. O país ocupa o quinto lugar na exportação mundial de carne de cavalo, principalmente para países europeus. O país ainda tem a maior tropa equina do mundo, possuindo 5,9 milhões de cabeças.
O setor equino soma todo ano bilhões de reais, e se consideradas todas as atividades do setor, existem 641 mil trabalhadores em indústrias de insumos, produtos e serviços, e agentes que lidam diretamente com os animais em suas atividades como, propriedades rurais, haras, exposições, eventos, jockeys clubes, escolas de equitação, turismo rural, esportes hípicos e no pólo, processadores de carne, empresas de leilão, curtumes e exportadores.
A exportação da carne equina tem mercados exigentes como Bélgica, Holanda, Itália, Japão, França, Austrália e Finlândia. O produto é embarcado sob a forma de preparados enlatados, a carne serve ao consumo de animais domésticos. Mas também são produzidos cortes especiais para consumo humano.
Como otimizar o desempenho reprodutivo equino?
Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva?
Quais os principais métodos de reprodução em equideos?
Fonte: Revista Globo Rural
Adaptação: Escola do Cavalo