A odontologia é uma área de grande importância na medicina veterinária, uma vez que, o tratamento dentário dos animais proporciona maior qualidade de vida e consequentemente maior lucratividade do setor.
É importante cuidar da saúde bucal desses animais porque, os hábitos e padrões alimentares foram modificados com a domesticação e confinamento; seleção de animais para reprodução; e exigência cada vez maior dos exemplares.
Os cuidados com a saúde bucal durante a doma possibilita maior conforto ao animal, assim o trabalho do treinador e o aprendizado do potro são mais fáceis e menos estressante, apresentando um resultado final satisfatório.
Fatores que estão relacionados a problemas dentários e que podem ocasionar perda da qualidade e desempenho do animal são a cólica equina, queda da performance atlética e condição física.
Os problemas dentários frequentemente encontrados nos equinos são: excesso de pontas de esmalte; maloclusão; dente de lobo; desordens de erupção; e fraturas dentárias.
O excesso de pontas de esmaltes lesionam as bochechas, e isso causa dificuldade para mastigar e desconforto ao usar a cabeçada e embocadura.
A maloclusão é caracterizada por uma relação anormal entre os dentes superiores e inferiores, levam a formação pontiaguda, apresentando pontas de esmalte em excesso, bicos, ganchos e desnivelamento.
O dente de lobo não tem função durante a mastigação, ele fere as bochechas, a língua e também pode entrar em choque com o bridão, o que causa grande desconforto ao animal.
As desordens de erupção são causadas pelos dentes decíduos, que precisam ser extraídos já que causam distúrbios na erupção dos dentes permanentes, doença periodontal e muita dor.
As fraturas dentárias são encontradas com muita frequência no exame da cavidade oral dos equinos. As fraturas que apresentam fragmentos deslocados causam dor na bochecha e na língua, pode levar a contaminação e a doença endodôntica e ainda formação de abscesso periapical.
Para evitar qualquer problema relacionado à dentição equina, procure orientação médico veterinária especializada, garantindo a saúde do animal e lucratividade da propriedade.
Qual a relação da odontologia equina e a gastroenterologia?
Quais as doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos?
Qual a importância da odontologia na equideocultura?
Fonte: Tudo Sobre Cavalos
Adaptação: Escola do Cavalo