O relacionamento do ser humano com qualquer outro animal, muitas vezes é envolvido por grandes sentimentos de carinho. Com os cavalos isso pode acontecer, mesmo eles não sendo animais que moram dentro de casa, como os cães e gatos. As emoções que sentimos com essas relações é o que nos atrai.
Os melhores cavaleiros reconhecem que o animal deve ser bem tratado e respeitado. A relação de um bom cavaleiro depende intensamente do carinho, atenção e respeito ao cavalo. É preciso conhecer o cavalo e seus sentimentos, para que haja melhor desempenho e cuidados devem ser tomados quando se observa a perda de qualidade do animal.
Como os seres humanos alguns cavalos demonstram suas emoções, são chamados de extrovertidos. Outros animais muitas vezes permanecem parados, parecendo relaxados e em descanso, porém, quando tira-lhes a pulsação são elevadas não existindo razão fisiológica para isso, tais como cansaço, dor ou desconforto. Isso leva a crer que podem existir cavalos introvertidos que escondem as suas emoções do mesmo modo que os humanos.
Passo a passo em atendimento de emergência em equinos. Confira. Como diferenciar o animal saudável do animal doente? Qual a estrutura para os primeiros socorros?
Fonte: Equino Esport
Adaptação: Escola do Cavalo