Os cuidados destinados com os cascos dos cavalos são muito importantes para manter a saúde do animal, desde os primeiros anos de vida ele deve ter o casco inspecionado por um profissional de seis em seis semanas. A limpeza e aparo dos cascos devem ser realizados a cada seis semanas, mesmo que o animal não use ferradura.
Para a retirada da ferradura é preciso levantar a pata do animal, utilizando o saca-rebites é preciso cortar as pontas dos cravos que ficam dobradas para o lado de fora; em seguida usar a turquês para separar a ferradura do casco, no sentido talão/pinça; finalizando a retirada puxando a ferradura com a turquês de frente para trás.
A ferração equina é realizada por dois modos diferentes, são eles a frio ou a quente. Na ferração a frio a medida da ferradura é igual à medida do casco, e o ferrador faz somente alguns acertos na sua forma. Esse tipo de ferração não fica tão perfeita como a ferração a quente.
Já a ferração a quente, a ferradura é aquecida e encostada no casco do animal, assim as desigualdades do corte do casco que precisam ser corrigidas são reveladas pela área chamuscada. A ferração a quente não incomoda o animal, uma vez que a região não possui nervos.
Seja a ferração a frio ou a quente, o animal só terá conforto se o trabalho for feito com perfeição.
Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação?
Quer aprender a fazer o exame clínico do cavalo com claudicação? Clique aqui.
Quais os principais tratamentos cirúrgicos da claudicação?
Fonte: Tudo Sobre Cavalos
Adaptação: Escola do Cavalo