Os equinos são usados na equoterapia com uma abordagem multidisciplinar, ou seja, nas áreas da saúde, educação e equitação. Por meio da equoterapia existe a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial de pessoas que são portadoras de alguma necessidade especial.
Na equoterapia todo o corpo é movimentado, dessa forma, a atividade contribui para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Com a realização da atividade de equoterapiaexistem ganhos físicos, psicológicos e educacionais, e também o desenvolvimento da socialização, autoconfiança e autoestima, por meio da interação com o animal.
Os princípios e fundamentos que norteiam o trabalho realizado por meio da equoterapia são:basear em fundamentos técnico-científicos; início do atendimento mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica; as atividades devem ser desenvolvidas por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação; as sessões podem ser realizadas em grupo, entretanto o planejamento e o acompanhamento deve ser individualizado; fazer registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas; respeitar ética profissional e a preservação da imagem dos praticantes.
Como oferecer alimentação adequada ao equino?
Quais os principais alimentos utilizados na nutrição de equinos?
Quer aprender a realizar o manejo alimentar de acordo com a categoria dos cavalo? Confira.
Fonte: Agromundo
Adaptação: Escola do Cavalo