Claudicação em equinos

A claudicação, ou popularmente manqueira, é um sinal clínico proveniente do distúrbio estrutural ou funcional em um ou mais membros que se caracteriza pela alteração na postura e/ou na locomoção dos animais.

Destacada causa de prejuízos para a equideocultura, pode representar o fim da carreira atlética de um cavalo, ou simplesmente a perda de sua utilidade para equitação. A claudicação pode ser causada por trauma, anomalia congênita ou adquiridas, infecções, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios e nervosos.

A claudicação possui três origens distintas: mecânica, neurológica e dolorosa e podem aparecer associadas.No entanto, a mais comum é a de origem dolorosa, que tem vários graus de intensidade podendo o animal ter fratura completa do osso impossibilitando a locomoção, ou somente uma dor ligeira que incomoda ao caminhar.

Geralmente as claudicações ocorrem nos membros inferiores e o seu diagnóstico exige um conhecimento detalhado de anatomia, fisiologia da movimentação do membro e uma avaliação do desenho geométrico e das forças resultantes sobre as patas (cascos) dos animais, viabilizando o melhor tratamento.

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos