A equoterapia é um método terapêutico e educacional que integra abordagens interdisciplinares nas áreas de saúde, educação e quitação. Através da equoterapia há a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.
No desenvolvimento da atividade todo o corpo participa dessa forma a força do organismo é desenvolvida, como o tônus muscular, a flexibilidade, o relaxamento, a conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Através da prática da equoterapia são observados melhoras nos sentidos físicos, psicológicos e educacionais. O paciente desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Os princípios e fundamentos da atividade são técnico-científicos no qual o atendimento só poderá ser realizado depois do parecer favorável da avaliação médica, psicológica e fisioterápica. É preciso que uma equipe multiprofissional como profissionais relacionados à saúde, educação e equitação acompanhe o paciente.
Qual a importância de oferecer uma alimentação equilibrada para o equino? Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos? Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes? Fonte: CPT Cursos Presenciais Adaptação: Escola do Cavalo