Caracterização da cólica equina

colica-equinaOs animais acometidos pela cólica apresentam dores abdominais resultantes das afecções que acometem o aparelho digestivo e também outros órgãos, pode ser classificada em cólica primária ou verdadeira e cólica secundária ou falsa.

A cólica primária é proveniente do estômago ou do intestino, podendo ser estática em consequência do acúmulo dos alimentos, gás ou líquidos e ainda transitória quando acontece a distensão periódica local, decorrente dos espasmos e aumento dos movimentos peristálticos do intestino.

Por sua vez os acúmulos estáticos são classificados como cólicas físicas, enquanto as distensões transitórias são classificadas como cólicas funcionais.

A cólica secundária é originária das afecções do peritônio, baço, rins, intoxicações alimentares e também de outros órgãos internos.

As cólicas mais frequentes nos equinos são as cólicas de impacto, por gases, espasmódica, causada por parasitas, colite e deslocamento ou torção gástrica.

Os sintomas requerentes das cólicas são inquietação do animal com movimentos de raspar o chão, sapatear, escoicear o ventre ou deitar e levantar frequentemente; olhar o flanco; rolar no chão; deitar de costas; sentar de forma semelhante ao cão por um longo período de tempo.

Se qualquer sintoma for observado é necessário buscar orientação do profissional. Para evitar que os animais sejam acometidos pela cólica é necessário realizar um bom manejo, cuidar dos dentes, controlar os parasitas e oferecer alimentação adequada.

Como realizar o exame clínico do sistema digestório?

Como avaliar a anatomia topográfica, motilidade e dimensões dos equinos?

Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.

Fonte: Info Escola

Conheça o Curso de Cólica Equina (Módulo I)

Colica Equina