Para manter a saúde e o equilíbrio corporal dos equinos é preciso que sejam oferecidos os cuidados necessários com a alimentação. O objetivo de uma alimentação adequada é manter o peso, a condição corporal e a boa saúde geral dos animais.
Quando não é oferecida uma alimentação de qualidade os animais perdem peso, podendo desencadear problemas de saúde e consequentemente o bom desempenho do animal.
Uma alimentação correta possui forragens com bons pastos e fenos de qualidade, para que o trato digestivo do animal funcione regularmente. A regra geral é oferecer como forragem 1% do peso vivo do animal. Já para aqueles animais que realizam muitas atividades físicas ou lactantes, é necessário oferecer concentrado que são mais digestíveis que as forragens.
Para uma alimentação adequada é preciso seguir algumas regras gerais como, oferecer alimento pelo menos duas vezes ao dia, ter consistência na quantidade e no tipo de alimento, oferecer sal mineralizado, água limpa e fresca, realizar a vermifugação, os cuidados dentários, monitorar o peso e as condições corporais, garantir exercícios físicos.
Os animais precisam ser monitorados todos os dias, aspectos fisiológicos como a temperatura, pulsação, respiração, e outros devem ser observados, e se alguma alteração for detectada é necessário contactar o profissional qualificado.
Como deve ser a alimentação e nutrição do cavalo atleta?
Qual a importância das vitaminas na nutrição equina?
Equipamentos e Utensílios Veterinários. Confira.
Fonte: UFF
Adaptação: Escola do Cavalo