Existem várias raças de equinos, consequentemente vários tipos de animais com peso, tamanho, aparência e ainda tipo de atividade desenvolvida. Porém, independentemente do tipo de animal e da atividade desenvolvida por ele, é preciso estar ciente que os animais que carregam mais peso do que deveriam podem sofrer com a obesidade.
Observando a escala numeral da condição corporal dos equinos temos o número 1 como valor numérico de animal muito abaixo do peso, ou seja, magro. Já a nota 9 caracteriza os animais muito obesos. Enquanto os animais com peso corporal ideal apresentam nota 5.
Essa nota é dada com base na avaliação visual e de toque de acordo com as condições físicas dos animais e é determinada por fatores como a visibilidade das costelas e protuberância da coluna.
Animais obesos podem apresentar problemas decorrentes de doenças crônicas, como laminite e ainda relacionadas com a insulina e glicose, já que essas doenças tem relação com os processos metabólicos. A obesidade também cria mais calor, carga sobre as articulações e os tecidos conectivos, e ainda prejudica seu desempenho atlético.
Para evitar a obesidade nos animais é necessário observar os cuidados básicos com a alimentação como o monitorando de peso e a condição corporal, além de diminuir a ingestão calórica e aumentar os exercícios físicos realizados pelos animais.
O controle alimentar ideal dos equinos deve ser realizado por profissionais capacitados, assim são evitados maiores danos com a saúde desses animais.
Quais os alimentos utilizados na nutrição de equinos?
O que é macro e micro minerais na nutrição de equinos?
Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui.
Fonte: Portal ABQM
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos(Alimentos e Alimentação)