Anemia infecciosa equina

Encefalomielite equinaA anemia infecciosa equina (AIE) é uma moléstia que tem como agente etiológico um retrovírus, que se engloba na família do Lentivirus e que pertence à família do Retroviridae.

Os animais que apresentam subnutrição, parasitas e que estão debilitados, apresentam maior predisposição á doença.

É uma doença que ocorre por todo mundo, porém as áreas mais úmidas e pantanosas existem maior número de vetores, sendo a doença mais ocorrente nestas áreas.

A transmissão da doença acontece durante a gestação, da mãe para o feto, transmissão vertical; ou ainda através de fômites, leite materno, sêmen ou insetos hematófagos, transmissão horizontal.

A doença pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Na forma aguda causa febre alta; respiração acelerada; prostração; debilidade nas patas; deslocamento dos membros posteriores para diante; inapetência e emagrecimento progressivo. Se o animal não morrer dentro de três a cinco dias, a afecção pode tornar-se crônica. A doença na forma crônica apresenta ataques com intervalos que variam em dias, semanas ou até meses.

Não existe tratamento para a doença, assim o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) exige o sacrifício ou interdição da propriedade, quando for detectado foco de AIE.

Saiba diagnosticar e tratar doenças em equinos. Clique aqui Aprenda como proceder em casos de emergência em equinos. Clique aqui Saiba diferenciar o animal saudável do animal doente. Clique aqui   Fonte: Info Escola Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos