A ferração é muito importante para manter a saúde dos animais, principalmente no que se relaciona ao sistema locomotor. Assim, a ferração se torna essencial como o manejo adequado, a alimentação, cuidados com a dentição, entre outros.
Alguns fatores devem ser observados na hora da ferração, como escolher um bom ferrador, praticar o manejo adequado, montaria, alimentação de acordo ao tipo de trabalho desenvolvido, higiene da cama, cascos limpos regularmente e o acompanhamento do profissional qualificado.
Na hora da avaliação observar a palma do casco e a ranilha, partes externas invisíveis de tecido córneo e uma parte interna sensível de tecido conjuntivo onde se encontram os nervos e vasos sanguíneos. A palma e a ranilha deve ficar no mesmo plano de apoio, e também a linha branca entre a palma e a parede do casco, precisam ter a mesma espessura.
Se for observado fissuras ou crescimento excessivo dos cascos, é sinal de algum tipo de desequilíbrio. Dessa forma, a ferração objetiva a estabilização do equilíbrio.
Fonte: Equisport
Adaptação: Escola do cavalo
Quer aprender a realizar o exame clínico do aparelho locomotor dos equinos? Saiba Mais.
Quais as principais enfermidades causadoras de claudicação? Veja.
Médico Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para ferrageamento de equinos.