Muitas doenças podem acometer os equinos, principalmente quando não são tratados adequadamente. É necessário oferecer alimentação e água de qualidade, tomar os cuidados necessários com o saneamento, vacinar e vermifugar os animais, além de oferecer aos potros o colostro durante as primeiras 36 horas de vida, pois assim a imunidade passiva é aumentada.
As principais doenças que presentes entre os equinos são a cólica, a influenza, a encefalite e a anemia infecciosa.
A cólica equina é proveniente de doenças no aparelho digestivo ou outros órgãos. São classificadas como verdadeiras ou falsas dependendo do sintoma. A primeira causa dor na região intestinal e estomacal, que se resulta de uma defecação anormal, já a segunda atinge principalmente o peritônio, baço, rins e outros órgãos internos.
A influenza equina ou gripe equina é transmitida por um vírus, e se caracteriza por ser similar a gripe que acomete os seres humanos.
A encefalite também é causada por um vírus, que ataca o sistema nervoso central, levando a perturbações, visão comprometida e perda de peso.
A anemia infecciosa atinge animais de todas as idades. Os sintomas característicos são febre alta, abatimento e debilidade das patas. A doença é transmitida com a picada dos mosquitos, mutucas e varejeiras.
Fonte: Agroline
Adaptação: Escola do Cavalo
Quais as principais doenças que acometem os equinos?
Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca do equino?
Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui. Confira!
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos