A odontologia equina é uma área que vem crescendo muito, pois ela é muito importante na saúde e desempenho dos animais. É de atuação específica de médicos veterinários e dentre os conhecimentos é preciso dominar a anatomia, fisiologia, farmacologia e clínica médica.
Dentre os vários problemas que podem estar relacionados aos dentes temos os distúrbios gastrointestinais que envolvem a cólica, perda de peso, reação à embocadura, descarga nasal, entre outros e também problemas relacionados à doma, além de baixo rendimento atlético e perda na condição física.
Durante um exame oral realizado nos animais podem ser encontradas: pontas de esmalte que causa lesões nas bochechas e na língua, além de dificultar a alimentação; má-oclusão que também causam lesões na boca, problemas nas articulações têmporo-mandibulares e também estresse; dente de lobo; doença periodontal; fraturas dentárias; dentre outras que são extremamente incomodas e prejudiciais aos animais.
O tratamento odontológico deve ter início com os animais ainda jovens, evitando assim qualquer tipo de complicação com a saúde dentária dos mesmos.
Fonte: Equinocultura Brasileira
Adaptação: Escola do Cavalo
Qual a importância da odontologia na equideocultura?
Como realizar um exame odontológico?
Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui. Confira!