Tratamento contra carrapatos

100_4030Para iniciar o tratamento contra os carrapatos que atacam várias espécies animais e também o ser humano, o primeiro passo é identificar o tipo de carrapato que causou a infestação. Existem duas espécies mais comuns que causam infestações nos animais. Uma espécie é específica de bovinos a outra é o carrapato estrela, que ataca os bovinos e equinos. A transmissão ao homem pode causar doenças como febre maculosa e doença de lyme.

Detectado a infestação é necessário descobrir qual o melhor carrapaticida a ser usado nos animais. Os carrapatos podem desenvolver resistência aos produtos com os quais tiveram mais contato.

Os métodos de controle do ectoparasita são: tratamento de emergência com banhos regulares e irregulares; tratamento estratégico que se dá com a concentração de tratamentos na época de menores infestações, como ação preventiva; tratamento tático banhando todo animal que entra na propriedade; rotação de pastagens; drenagem dos solos; seleção de animais com alta resistência aos carrapatos. As queimadas não são recomendadas.

É importante também separar os bovinos dos equinos, pois é um método necessário para o controle de carrapatos em cavalos. O combate do carrapato nestes animais é realizado no período seco do ano, em intervalos menores de tempo, considerando o tratamento realizado em bovinos.

E ainda, o sucesso do tratamento dependerá de fatores como: densidade animal; infraestrutura local e operacional; treinamento de mão-de-obra; preparação do medicamento a ser aplicado; entre outros.

 

Fonte: http://www.credivertentes.com.br/?pagina=integra&cd_noticia=3

 

Como conhecer o aparelho locomotor com capacidade técnica para competir dentro do mercado de trabalho?

Conheça os equipamentos e materiais mais utilizados no manejo e tratamento de equinos?

Quais os fatores podem afetar o desempenho reprodutivo de sua fazenda?

 

40