Os equinos possuem vários aspectos de endocrinologia reprodutiva e de gestação únicos. Os bovinos, suínos e ovinos são animais que apresentam muita eficiência reprodutiva e qualidades reprodutivas distintas, já os equinos apresentam como única seleção a habilidade de andar e de correr.
Para se alcançar o êxito na reprodução equina é preciso conhecer de forma eficiente a anatomia reprodutiva, fisiologia, endocrinologia, conduta de criação, prevenção de doenças, pois essa compreensão faz com que a identificação do desempenho anormal do animal seja mais facilmente identificada.
A reprodução dos equinos é mais complexa do que das outras espécies, porque as éguas tem o ciclo reprodutivo em apenas parte do ano, ou seja, o animal é poliéstrico estacional, o ciclo ocorre apenas nos meses que há maior luminosidade, que no Brasil corresponde aos meses de agosto a janeiro. Porém, alguns animais podem sofrer variabilidade no seu ciclo, mas a grande maioria é poliestrica. Fora a estação de monta as éguas apresentam ciclos irregulares, seus folículos crescem, porém o animal não ovula ou ovula em tamanho menor que o normal.
Fonte: Instituto de Pós-Graduação Qualittas
Quais os fatores que podem afetar o desempenho reprodutivo de um haras?
Saiba quais os equipamentos usados na área de reprodução de equinos.
Conheça a biotecnologia mais usada em reprodução equina.