Problemas odontológicos que podem afetar o desempenho dos cavalos: anamnese detalhada

odontologia equinA anamnese detalhada dos animais potencializa a probabilidade de um diagnóstico correto. É preciso considerar algumas informações durante o processo, dentre eles temos a mudança do comportamento do animal, o histórico de atendimento odontológico, feridas nos cantos da boca, presença de corrimento nasal e mal cheiro na boca e nas narinas.

É necessário observar se o comportamento do cavalo mudou, se ele está mais tenso ou nervoso. Como os sinais não são visíveis no início, os animais podem apresentar contraturas musculares que são suprimidos quando o problema odontológico é corrigido. Os animais com problemas odontológicos também brigam com a embocadura, mordem insistentemente o bridão ou freio, balança, levanta ou estica a cabeça, também apresentam dificuldades para virar para os lados e apresentam nervosismo durante o trabalho.

No histórico de atendimento odontológico é necessário considerar a última vez que o animal for atendido, quem realizou o procedimento e se houve piora ou melhora, e ainda o tipo de material utilizado, entre outros.

E ainda, durante a anamnese é preciso observar se os lábios e comissuras labiaisapresentam feridas, ulceras ou cortes. E também se houve a presença de corrimento nasal em apenas uma narina, pois os problemas dentários podem provocar sinusite. A presença de mal cheiro na boca ou na narina pode ser sinal de gengivite, fraturas dentarias e acumulo de comida.

Assim, para evitar mais problemas é preciso consultar o médico veterinário.

Fonte: http://luizrapp.com.br/odontologiaequina/sinais-que-indicam-a-presenca-de-problemas-odontologicos-que-podem-afetar-a-performance-do-cavalo-atleta/

 

Quais os procedimentos de emergência com equinos?

Conheça os equipamentos e materiais usados na área de reprodução equina.

Como fazer o manejo nutricional correto em seu haras ?