Síndrome do navicular em equinos

z67As enfermidades locomotoras acometem com frequência os equinos, dentre elas encontramos a síndrome do navicular, caracterizada como uma enfermidade crônica e progressiva, que afeta o osso sesamoide distal (OSD) ou osso navicular e também todo o aparato podotroclear, sendo uma das causas de claudicação crônica que acomete os equinos. A claudicação crônica causa grande redução do desempenho atlético do animal, gerando dessa forma muitas perdas, principalmente em animais destinados ao esporte.
A síndrome do navicular é considerada causa principal de um terço das claudicações que acometem os animais de esporte, sendo específica dos equídeos, acometendo os animais entre 6 a 12 anos de idade, tanto machos quanto as fêmeas. A claudicação se caracteriza como intermitente, principalmente nos membros torácicos.
O diagnóstico se dá, na maioria das vezes, com a observação dos sinais clínicos e na observação dos achados radiográficos, com o acompanhamento de profissional capacitado para o diagnóstico correto e tratamento.

Fonte: Pesq. Vet. Bras. 30(8):651-658, agosto 2010

Como realizar e interpretar radiografias dos principais sistemas de equinos?
Quais os equipamentos e materiais necessários para o ferrageamento eficaz d seus animais?
Como agir em situações emergenciais envolvendo cavalos?

 

11