O uso do aparelho de ultrassom para avaliar a cólica em equinos

A ultrassonografia tem sido frequentemente utilizada na análise de equinos que apresentam quadro de cólica. O conhecimento detalhado da topografia das principais áreas que proporcionam janelas ultrassonográficas de valor diagnóstico precisa ser bem estabelecido.

Os animais que apresentam problemas de cólica precisam ser avaliados rapidamente, pois a sua recuperação depende de uma decisão rápida e eficiente quanto à escolha do tratamento clínico ou cirúrgico.

Com a análise dos achados clínicos é possível chegar ao diagnóstico da dor abdominal. Dos vários parâmetros que podem ser avaliados, estão: grau da dor; distensão abdominal; frequência cardíaca, respiratória e características do pulso; coloração das membranas mucosas; tempo de preenchimento capilar; temperatura retal; motilidade gastrintestinal, refluxo gástrico; achados à palpação retal; hematócrito; concentração plasmática de proteínas totais; concentração plasmática de fibrinogênio; entre outros.

A ultrassonografia é uma técnica não invasiva, dinâmica, que acompanha com grande êxito o quadro clínico do animal, e ainda, permite a distinção dos mais diferentes tecidos. A ultrassonografia é feita através do conhecimento da topografia das estruturas, tamanho, características anatômicas, conteúdos intraluminais e motilidade.

A partir do exame é caracterizado o procedimento a seguir para cada caso e grau de complexidade da cólica, sendo importante que o profissional capacitado esteja presente, avaliando e medicando da melhor maneira possível.

 

 

Fonte: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 4, p. 1881-1894, jul./ago. 2014

 

 

Saiba quais os objetivos da inseminação artificial.

Quais os métodos de coleta e avaliação do sêmen de garanhões?

Aprenda as técnicas de congelamento do sêmen de garanhões.