A laminite tem origem circulatória, conhecida popularmente como aguamento, atinge o sistema locomotor dos animais. Caracterizada como uma doença vascular periférica, com diminuição da perfusão capilar no interior do casco, necrose isquêmica das láminas que causa inflamação e dor.
As causas da doença são: alimentação com ingestão exagerada de carboidratos que são encontrados no milho, trigo, cevada, ração de alto valor energético, entre outros; água com ingestão de grande quantidade fria por animais que acabaram de praticar atividades que gera o choque térmico; sobrecarga de exercícios; cólicas; retenção de placenta que causa a endometrite; uso prolongado de corticoides; e o casqueamento e ferrageamento de forma inadequada.
Os sintomas se caracterizam de acordo com o grau de claudicação: primeiro leve; segundo moderado; terceiro grave; quarto decúbito. Há o aumento de pulso, calor nos cascos afetados, posição que alivia os membros afetados, rotação da falange distal, perfuração da sola do casco, separação da faixa da coroa do casco.
A melhor forma de tratamento é a prevenção, ou seja, fazer o casqueamento corretivo adequadamente. Os animais acometidos são tratados com anti-inflamatórios e antitérmicos.
Fonte: equinoculturabrasileira.com.br