Idade dos equinos pode ser identificada por sua dentição

107896_Papel-de-Parede-Cavalo--107896_1152x864A idade dos equinos pode ser identificada de acordo com a dentição. É sabido que em idade adulta os cavalos têm 40 dentes e as éguas têm 36 dentes.

Os dentes se distribuem da seguinte forma: 12 incisivos, 6 superiores, 4 caninos presentes somente nos machos e 24 molares distribuídos igualmente nas duas arcadas dentárias.

Na primeira dentição dos equinos, ou seja, os dentes de leite, é possível identificar primeiramente as pinças antes ou depois do nascimento dos potros.Depois de quatro a seis semanas nascem os dentes médios e os dentes dos cantos entre seis e oito meses.

O potro tem 24 dentes, destes são 12 incisivos e 12 molares. A primeira dentição vai até os dois anos e meio de idade, depois estes dentes começam a serem trocados na mesma ordem em que nasceram.

A dentição definitiva acontece por volta dos 5 anos de idade, a partir desse período o equino é considerado um animal adulto. Dessa fase os dentes apresentam forma recurva e raiz estreita e oblíqua. Na extremidade da parte livre há um orifício, o corneto dentário, que desaparece com o tempo. Após surge uma pequena mancha castanha, a estrela radicular.

Quando o animal completa 6 anos de idade as pinças do maxilar inferior são usadas,o esmalte aparece e a extremidade da parte livre tem forma ovulada. Ao completar 8 anos de idade os cantos inferiores e todos os incisivos dos dentes apresentam-se lisos e ovulados.

Os equinos com 9 anos de idade tem as pinças superiores lisas e ovuladas e aos 10 anos de idade os dentes médios apresentaram as mesmas características. Quando estes animais completam 9 anos de idade os dentes dos cantos superiores que ficam lisos e ovulados.

Aos 12 anos de idade o esmalte do dente começa a se transformar e exibi a estrela dentária com as pinças arredondadas. Aos 13 anos de idade os dentes médios inferiores e as pinças ficam arredondadas, e aos 14 anos de idade existe apenas a estrela radicular em todos os incisivos inferiores e todos os dentes estão arredondados.

O equino com 15 anos de idade apresenta a estrela radicular apenas nas pinças superiores, e aos 16 anos de idade a estrela radicular aparece nos dentes médios superiores. Todos os animais quando completam 17 anos de idade, todos os dentes incisivos superiores terão a estrela radicular e estarão arredondados.

Fonte: www.marcoscowboy.com.br

Quais as doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos?

Qual a importância da odontologia na equideocultura?

quipamentos e Utensílios Veterinários. Confira.