Hemoparasitos que acometem os equinos

carrapatosOs hemoparasitos que acometem os equinos são agrupados em grande número de agente etiológicos que podem causarvárias doenças acometendo os animais e também o ser humano. O agente de destaque é a Babesia causadora de várias moléstias.

As Babesias são protozoários parasitas intraeritrocitários que são transmitidos por carrapatos através do aparelho bucal, ou seja, da picada. A babesiose é causada por dois tipos de protozoários intraeritrocitários, a Babesiacaballie a Theileiraequi que infecta inicialmente os linfócitos e depois as hemácias.

A transmissão da Babesiacaballi ocorre de forma transovariana – vertical. A Theileiraequi ocorre forma transestadional – horizontal. Os sintomas causados pela infestação por estes protozoários são diferentes, porém a contaminação pela Babesiacaballi mais mansa. O animal infectado pode vir a desenvolver os sinais da contaminação após um período de incubação de 5 a 28 dias.

Os sintomas frequentes da contaminação por Babesiacaballi são febre, anemia hemolítica, icterícia e hemoblobinuria. A contaminação por Theileiraequi causa depressão, anorexia, incoordenação, secreção nasal serosa, entre outros. Outros animais podem desenvolver a contaminação sem apresentar nenhum sintoma, chegando até a morte.

O diagnóstico é dado com a realização do exame direto ao microscópio com a pesquisa de parasitas. O acompanhamento por profissionais capacitados permite melhor tratamento e consequentemente desenvolvimento dos animais.

 

Fonte: Revista + Equina

Quais fatores podem afetar o manejo reprodutivo de um haras?

Quais os equipamentos mais usados para a construção de uma cerca elétrica?

Como fazer o manejo da nutrição de equinos de forma correta e eficiente ?