A inseminação artificial (IA) é uma técnica que visa o melhoramento genético dos animais, oferece diversas vantagens e é amplamente utilizada nos vários seguimentos da agropecuária.
Os criadores de cavalos visando maior lucratividade a partir do uso da IA, vem investindo em tecnologias para melhorar a qualidade e a quantidade dos animais do plantel, além de evitar doenças e ainda garantir características desejáveis entre os animais.
É possível implantar a IA basicamente por três formas, com sêmen fresco, resfriado e congelado. O uso de cada procedimento dependerá da orientação do profissional de acordo com cada propriedade e a demanda do produtor.
Com a aplicação da IA é possível fertilizar até cinco fêmeas com um reprodutor, que é previamente selecionado observando as características e o desenvolvimento do animal. Este resultado não seria possível em cruza convencional.
A linhagem premiada também pode ser assegurada com a utilização do método de transferência de embriões. Uma fêmea de valor zootécnico e inferior é selecionada como barriga de aluguel, e receberá o embrião fertilizado de animais geneticamente superiores.
Com todas as tecnologias envolvidas no setor e observando todas as vantagens, os produtores buscam o auxílio do melhoramento genético, visando superioridade e lucratividade com os rebanhos.
Fonte: www.tvuol.uol.com.br
Aumente os seus lucros com a inseminação artificial, saiba mais.
Conheça os materiais utilizados na inseminação artificial.
Conheça os cursos na área de Reprodução equina. Clique aqui!!!