Doenças obstrutivas

z67As doenças gastrintestinais obstrutivas podem acometer os animais adultos e os potros. As doenças podem ser classificadas em mecânica ou funcional. Nos potros é mais frequente a intussuscepção e vólvulo do intestino delgado, condições geralmente secundárias a diarreia. Outras causas de obstrução e desconforto abdominal são a torção cecal, colônica e as hérnias encarceradas.

A intussuscepção pode causar quadros de cólica aguda difíceis de distinguir de quadros de dor proveniente de vólvulo, é comum em potros de duas a cinco semanas de idade. Pode acometer por três formas: aguda; subaguda e crônica. A forma aguda se caracteriza por dor abdominal grave de início súbito, que tem comportamento progressivo. Já na subaguda os animais sofrem de anorexia, depressão e dor persistente.

Nas intussuscepções que acometem os animais nas formas crônicas, os surtos repetidos de obstrução causam alterações compensatórias do jejuno, proximal à lesão, incluindo dilatação jejunal prolongada, espessamento da camada muscular e áreas de equimoses ao longo da superfície antimesentérica.

O desafio em diagnosticar a provável causa de obstruções gastrointestinais em potros é o tamanho do intestino, o médico veterinário deverá tentar classificar a desordem gastrintestinal pelo processo patofisiológico que foi desencadeado, direcionando o diagnóstico para a causa mais provável. Assim poderá determinar a melhor forma de tratamento e o método terapêutico mais adequado para o tratamento, baseado no processo patofisiológico.

Fonte: www.revistas.ufg.br/index.php/vet/article/view/2695/2728

Técnica de exame transretal em equinos e infraestrutura necessária.

Ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas.