A saúde bucal tem tudo a ver com a saúde completa do animal, uma vez que dentes saudáveis possibilita que o alimento seja triturado e assim todos os nutrientes aproveitados durante o processo de digestão.
Os dentes dos cavalos não param de crescer, por isso ele precisa se alimentar, pois o desgaste se dá exatamente no processo de colher o alimento e mastigá-lo. Muitas vezes, esse desgaste não acontece ou quando acontece é de maneira incorreta, isso porque houve mudanças bruscas na alimentação dos equinos durante o processo de domesticação dos animais.
Os cavalos quando adultos apresentam 40 dentes, as éguas não possuem o dente canino, assim sua dentição completa é de 36 dentes. Ao observar a mandíbula é possível saber o sexo e a idade, já que o desgaste dentário nos fornece a idade aproximada do indivíduo.
Como o processo de domesticação mudou o hábito alimentar dos cavalos, muitas vezes é diagnosticado problemas odontológicos, como arestas ou pontas de esmalte dentário, cortes na língua, úlceras ou feridas na cavidade bucal, ganchos dentários, fraturas dentárias, cálculos dentários, dentes de lobo que pode ser erupcionados ou inclusos.
Para evitar qualquer problema na dentição dos animais é importante que o médico veterinário faça o acompanhamento.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal
Saiba como comprar equipamentos veterinários com os melhores preços. Clique aqui!
Atue com segurança na área de odontologia equina. Veja aqui.
Compreenda as características e as necessidades nutricionais dos equinos. Clique aqui.